TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga
URI Permanente para esta coleçãohttps://tedebc-teste.ufma.br/handle/123456789/5673
Navegar
Navegando TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 519
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O CLIMA ORGANIZACIONAL: uma análise da importância do clima organizacional como diferencial de produtividade no Bar Chez Moi em São Luís do Maranhão(2013) Lino, Layla CassemiroCom o mercado tão aquecido as empresas buscaram se tornar mais competitivas, e descobriram que seus colaboradores são o maior recurso que possuem para isso. Investir nas pessoas para mantê-las motivas é o ponto de partida para que essas trabalhem bem. Partindo disso, esse trabalho de conclusão de curso apresenta estudos bibliográficos para caracterizar e conceituar vários aspectos organizacionais que interferem na satisfação dos funcionários. O estudo se foca especialmente em analisar como o clima de uma organização pode interferir no comportamento de seus colaboradores, implicando na sua produtividade. Faze-se um estudo de caso sobre o Bar Chez Moi. Caracteriza-se a organização estudada. Desenvolve-se uma pesquisa de clima organizacional, através da aplicação de questionários juntos aos colaboradores da empresa. Finaliza-se com análise das respostas obtidas para tomar consciência de como os funcionários do Bar Chez Moi avaliam alguns aspectos da empresa.Item BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA(2013) Santos, João Rogério Sá dosIntrodução: No mundo contemporâneo atual as organizações vêm buscando adaptar-se às novas exigências do mercado, e para tanto, tem procurado melhorar seus níveis de qualidade e produtividade, empreendendo grandes esforços para continuarem competitivas. Nesse contexto, o Hospital Universitário da UFMA resolveu aderir a essa nova tendência, adotando um Sistema de Gestão da Qualidade baseado no modelo da norma ISO 9001:2008. A adoção desse Sistema de Gestão da Qualidade implicou para o Hospital Universitário no usufruto de vários benefícios que puderam ser medidos, principalmente pela criação de uma cultura organizacional voltada para a qualidade e pelo incremento no nível de organização e controle interno. Métodos: A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva quantitativa, que através da utilização de questionários e da observação sistemática, traduziu em números as opiniões e informações obtidas, a fim de poder classificá-las e analisá-las. A técnica de coleta de dados empregada combinou a análise documental com a inquirição estruturada, por meio das quais, puderam-se levantar dados relativos às melhorias proporcionadas pela implantação dos SGQ nos setores envolvidos. Resultados: A apresentação dos resultados gerados pelo Sistema de Gestão da Qualidade foi realizada a partir da percepção coletiva dos benefícios alcançados, por gestores, colaboradores e usuários dos setores onde o Sistema foi implantado. Para cada grupo foi elaborado um questionário específico que depois de analisado, veio confirmar a hipótese levantada. Gestores tiveram um nível de satisfação 3,27, numa escala que varia de 1 (menos satisfeito) a 4 (mais satisfeito). Em seguida, usuários obtiveram 3,15 e colaboradores, 2,82. Conclusão: O principal benefício alcançado com o Sistema de Gestão da Qualidade foi a criação de uma cultura organizacional voltada para a qualidade, que introduziu no ambiente de trabalho preocupações com padronização e controle de atividades; desperdícios; uso adequado de recursos e; aumento da satisfação de usuários e colaboradores.Item O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: um estudo sobre a redução da informalidade.(2013) Silva, Suely RochaPor meio deste estudo, ainda que não esgote o tema em questão, serão identificados os principais fatores que levaram os pequenos empreendedores do bairro da Vila Itamar a optarem pelo SIMEI e entender quais os fatores que ainda mantém muitas pessoas atuando na informalidade e verificar qual a visão que estes possuem sobre a tributação e a Lei que ampara os MEIs. Realizou-se estudo de campo e aplicação de questionário junto aos Microempreendedores Individuais para perceber o que os levou a se formalizarem e quanto aos informais, busca-se entender o que os impede de se regularizarem como microempreendedores; Foram entrevistados 10 microempreendedores do bairro Vila Itamar, em São Luís-MA. Os principais fatores identificados que impedem à adesão ao MEI são: o faturamento além do limite permitido, o número de funcionários e principalmente pouco entendimento sobre a Lei que os ampara e seus benefícios.Item O EMPREENDEDORISMO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: estudo sobre o potencial empreendedor dos estudantes no início e fim do curso(2013) Farias, Ticiana de CarvalhoO empreendedorismo é uma ferramenta de crescimento econômico e a administração é indispensável para um bom empreendedor, porém muitos empreendedores não possuem conhecimentos administrativos e muitas empresas não estão influênciando na economia nem no mercado local. O país ainda possui muitos empreendedores por necessidade e despreparados para a realização de atividades por conta própria. Verificando-se no mercado local baixa diferenciação das atividades econômicas, o que garante um grande espaço para investimentos em negócios inovadores. Nesse contexto estuda-se se o curso de bacharelado em administração de empresas da Universidade Federal do Maranhão está formando profissionais preparados para o mercado, capazes e com intenção de empreender. Analisar-se-á a intenção dos alunos em empreender após a conclusão do curso. Verifica-se se o aluno do curso de administração da UFMA possui um perfil empreendedor. Identifica-se se o curso influencia na formação desse perfil, quais motivos os levam a intenção de empreender e como esse aluno poderá impactar economicamente no mercado local.Item RELAÇÃO PORTO-CIDADE: Enfoque Ambiental no Porto do Itaqui(2013) Costa Junior, Nelson de JesusEste estudo tem como objetivo como analisar a relação do trinômio porto, cidade e meio ambiente; no caso do Porto do Itaqui com os órgãos ambientais responsáveis no Estado do Maranhão. Inicia-se o trabalho com uma revisão histórica da globalização atual e o acarretamento até internacionalização e maritimização dos fluxos, além dos históricos dos Portos no Brasil e do Porto do Itaqui. Em seguida, fala-se dos principais órgãos relacionados com o Porto, desde sua administração, até os ligados legalmente. Por fim, fala-se da relação porto-cidade, fazendo um aparato histórico e depois fazendo uma interligação com o meio ambiente e a necessidade de planejamento e controle para um desenvolvimento sustentável. Por fim, faz-se a limitação dos comentários sobre o trinômio São Luís, Porto do Itaqui e Meio Ambiente.Item GESTÃO DE VEÍCULOS LEVES: Uma avaliação de custos ideais na companhia Vale S.A em São Luís.(2013) Belfort, Camilla Nogueira SilvaEste trabalho apresenta uma análise comparativa de custos de serviços de transporte de passageiros em uma organização através de veículos leves, e utiliza técnicas de análises financeiras para determinar a viabilidade econômica das opções propostas. Inicia-se com uma revisão teórica dos principais temas da administração financeira dando ênfase nas técnicas de análise de investimento bem como a gestão de custos e suas devidas classificações. Em seguida é iniciado o estudo de caso na companhia Vale S.A em São Luís, especificamente na Supervisão de Transporte. Como ponto de partida do estudo de caso, faz-se uma breve caracterização da empresa, sua missão e seus valores, em seguida se inicia as análises dos custos obtidos com a locação de veículos leves para a execução do serviço. Este método por sua vez, representa o cenário atual de gestão de veículos leves da empresa. Para isso, utilizou entrevistas e análises documentais como ferramentas. Posteriormente é feita uma análise de custos de aquisição de veículos através de entrevistas e análises de mercado. Por fim é feita uma comparação dos custos propostos pelas duas opções e feita suas devidas análises. As considerações finais deste trabalho representam um resumo das análises encontradas bem como sugestões de pesquisas que possam complementar o estudo.Item COMPRAS COLETIVAS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO: compras constantes ou momentâneas, uma perspectiva de fundador ou representante de site da modalidade atuante em São Luís, Maranhão.(2013) Coimbra, Igor Jonnyvson CoelhoEste trabalho trata de uma apreciação sobre as perspectivas de fundador ou representante de site de compras coletivas atuante em São Luís – Maranhão, objetivando-se elucidar o grau de consolidação de tal modalidade. Para isso, fez-se necessário a aplicação de formulário estruturado, onde se considera forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que se apresentam. Acrescenta-se ainda um estudo acerca de temas referentes a sociedade da informação, sistemas de informação, e-business, e-commerce, vendas, marketing e compras coletivas. Tal explanação de temas, em consonância com as respostas obtidas via formulário, direcionam o estudo para uma análise adequada, que pode contribuir para a otimização dos atuais e futuros sites da modalidade que objetivem atuar na cidade supracitada.Item GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA NO SEBRAE-MA(2013) Soares, Karla Mayane SouzaEsta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento no Sebrae/MA na Unidade Regional de São Luís tomando o modelo de Terra (2005) como referencia. A pesquisa de campo foi a base para o desenvolvimento do estudo de caso, onde realizou-se o levamento dos dados a partir de uma pesquisa documental, e execução do questionário com os funcionários alocados na mesma. Os resultados revelaram qual das sete dimensões analisadas merecem maior preocupação por parte da organização. Assim, de forma geral percebeu-se que a Gestão do conhecimento esta sendo direcionada através de praticas e ações diversas no ambiente organizacional da organização estudada.Item A LOGÍSTICA NO ABASTECIMENTO DO MERCADO VAREJISTA: Um Estudo de Caso da Empresa Sabor Laticínios do Nordeste.(2013) Ericeira, Caroline de LimaA logística torna-se neste momento uma estratégia importante, contribuindo para minimizar os custos operacionais, além de atuar como ferramenta essencial na competitividade entre as empresas. Os transportes, no interior da atividade de distribuição, deixam de ser encarados como simples atividade de movimentação, para se tornar um elo estratégico entre clientes e fornecedores, ou seja, a última fronteira de custos das empresas. O presente estudo visa avaliar o potencial de aplicação das estratégias logísticas utilizadas pelas organizações na busca da vantagem competitiva. Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, contribuindo para o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como a conciliação da teoria com a prática através de um estudo de caso na empresa do setor alimentício Sabor Laticínios do Nordeste. A pesquisa mostra que, atualmente, o diferencial das empresas está no setor logístico, e a Sabor Laticínios do Nordeste utiliza o método de rotas fixas para abranger a maior região possível do mercado varejista.Item O PROCESSO DE COMPRAS DE MATERIAIS: um estudo de caso no Sesc-MA(2013) Araujo, Cíntia Leika Araújo eO processo de compras de materiais é um componente fundamental para o bom desempenho da empresa frente às exigências dos clientes, pois é um propulsor para o sucesso organizacional. No entanto, para que se atinja esse objetivo, é necessário que a área busque continuamente alinhar-se com os objetivos estratégicos definidos pela organização. Teóricos afirmam que o órgão de compras deverá ter uma estrutura adequada e integrada com os demais departamentos da empresa, além disso, precisa de profissionais capacitados e aptos na execução das suas funções. Atualmente as organizações que desejam manter-se competitivas estão elevando a área de compras, de um nível meramente operacional para um patamar estratégico, tendo como resultado a redução dos custos, a melhor seleção das fontes de suprimentos, o planejamento de demanda adequado com as necessidades, a excelência na prestação de serviços e produção, entre outras vantagens. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos e as características do processo de compras de materiais das empresas. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre os principais tópicos referentes às etapas e a função da aquisição, bem como: descrição das etapas do processo e fatores que contribuem para sua melhoria, assim como as características presentes na dinâmica de fornecimento e no perfil profissional do comprador. A metodologia utilizada para o estudo de caso foi através de pesquisa bibliográfica e de campo em uma empresa que atua no ramo social do Maranhão.Item ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO(2013) Costa, Sérgio Ricardo AbreuOs profissionais autônomos de vendas no varejo precisam gerenciar seus processos de maneira prática, dinâmica, produtiva e intuitiva, portanto, utilizar métodos manuais e genéricos como forma principal de controle das informações torna-se inviável, quando estas aumentam proporcionalmente à quantidade de transações do negócio. Tais fatores geram dificuldades no gerenciamento dos Dados e Informações, o que cria a necessidade de um modo de controle mais prático e específico como um software adaptado às regras de negócio da empresa. Neste trabalho, os dois modos antagônicos de controle: manual e automatizado foram devidamente comparados apontando-se os pontos positivos e negativos de cada um, a fim de justificar a viabilidade do investimento no modo de controle automatizado como forma principal de controle. Este estudo realizou-se através de levantamentos bibliográficos acompanhado de uma pesquisa exploratória com estudo de caso, apresentando o modo de controle manual da empresa estudada em paralelo com um Sistema implantado, que representa a forma de controle automatizada.Item GESTÃO DA QUALIDADE – Plano de ação para a prática do programa 5s no Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão.(2013-02-27) Oliveira Júnior, José Adalto Pires deAs técnicas de gestão resumem um aglomerado de técnicas para o uso no sistema de gestão das corporações. Durante o desdobramento de suas aplicações, empregam ferramentas de gerenciamento e de técnicas, sendo uma delas a metodologia 5s. O programa tem um grande significado e uma importância vital para o desenvolvimento da obtenção da qualidade. A ferramenta visa à mobilização dos colaboradores, por meio da implementação de mudanças no ambiente de trabalho a fim de mudar a forma de pensar dos mesmos. O presente estudo tem como objetivo propor um plano de ação para a prática dos 5s no Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão identificando falhas e sugerindo propostas para o melhoramento do setor. Este trabalho acadêmico busca analisar, por meio de pesquisa de campo, a situação do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, de acordo com as características da ferramenta 5S. Para isto, realizou-se uma busca exploratória, usando como instrumentos para coleta de dados, a observação sistemática e a aplicação de questionário para mensurar a necessidade de implantação do programa. Para o referencial teórico, foi feito uma pesquisa bibliográfica para enriquecimento do tema. Os resultados mostraram que o Departamento necessita de um plano elaborado para a prática do programa 5s, pois se verifica a necessidade de melhoria, tanto na estrutura, como no aspecto mental dos funcionários, levando a aplicação dos 5S, a melhorar o ambiente de trabalho e, assim, levar a filosofia e métodos para outros departamentos da Universidade.Item Gestão de Compras: um estudo de caso da Rações Pavão(2013-02-27) Padilha, Rosangela dos SantosCom a alta competitividade e o advento da globalização as organizações tem buscado incansavelmente por medidas para reduzir custos e aumentar os lucros e vendas. Nesse contexto está o setor de compras que a cada dia vem ganhando um espaço cada vez mais significativo. O setor de compras, que antes era visto apenas como um setor burocrático responsável por adquirir os diversos produtos, passa a ser encarado como um setor de suma importância, que pode trazer um diferencial competitivo para a organização, que pode reduzir significativamente os custos. Aliado a isso tem-se os clientes cada vez mais exigentes o que faz com que as empresas, sejam grandes ou micro empresas, necessitem de um setor de compras bem estruturado para garantir que os produtos estejam na hora certa, no local desejado, no preço adequado, dentro das especificações exigidas para que se possa atender às necessidades do seu público alvo. O presente estudo constitui-se de uma pesquisa descritiva, em forma de estudo de caso e objetivou analisar a Gestão de Compras na Rações Pavão. Para fundamentação teórica foram buscados diversos conceitos dentre os quais pode-se citar: uma abordagem geral sobre Administração de Materiais, conceitos básicos para o setor de compras relativos à Gestão de Estoque e conceitos relacionados à gestão de compras. A pesquisa foi realizada pela aplicação de um questionário junto ao principal comprador da loja a partir do qual foi identificado que a empresa analisa suas necessidades de materiais antes de efetivar suas compras.Item Pregão presencial do SENAC/MA: celeridade, transparência e economicidade na aquisição de produtos e contratação de serviços(2013-02-28) Uchôa, Bruno Eduardo AtaídeAo contrário das entidades particulares, que dispõem de ampla liberdade quando pretendem adquirir um bem ou contratar serviços, a Administração Pública necessita adotar um procedimento preestabelecido e determinado por lei, denominado Licitação. A licitação garante às entidades governamentais preços mais vantajosos, pois possibilita a disputa entre os interessados em com elas firmar contrato administrativo. O processo licitatório é composto por várias modalidades, que são a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão e o pregão. Dentre estas modalidades, o pregão é considerado o que traz mais vantagens para as entidades públicas. O pregão pode ser presencial ou eletrônico, sendo o presencial o foco de estudo deste trabalho. Os Serviços Sociais Autônomos, que são entidades paraestatais, ou seja, atuam ao lado do Estado, como entes associados de colaboração, não integrando a Administração Pública, possuem regulamentação própria de licitação. Um dos componentes dos Serviços Sociais Autônomos é o SENAC/MA. O presente estudo buscou avaliar a celeridade, transparência e a economicidade que o pregão presencial proporciona ao SENAC/MA, através de análise de dados disponibilizados pela instituição. Através destes dados, alguns compilados em tabelas, podem-se perceber a eficácia do pregão presencial em gerar economia nos preços de produtos e serviços, pois no ano de 2012 o SENAC/MA economizou R$ 155.691,97 em suas compras e contratações de serviços; agilidade nos processos, pois os prazos de realização do pregão são menores que de outras modalidades, além da inversão de fases que “enxuga” a burocracia documental; e transparência nas negociações, por ser um certame cujo edital é publicado em jornais de grande circulação no estado e no site do SENAC/MA e realizado em sessão pública.Item Colaboração para a solução de problemas nas organizações através do crowdsourcing(2013-02-28) Nogueira, Felipe Toledo EnesNa era da informação a diversidade proveniente do trabalho colaborativo tem se mostrado uma larga fonte inovadora para a geração de conhecimento organizacional. O presente estudo tem como objetivo abordar o Crowdsourcing como forma de trabalho colaborativo para a solução de problemas nas organizações. Buscou-se demonstrar seu funcionamento, características e suas diferentes formas de apresentação. Para isso na realização deste trabalho foi empregado o método de revisão bibliográfica, através de um amplo estudo documental sobre o tema em questão. Por fim foram apresentados casos de sucesso de empresas que obtiveram ou obtêm êxito em seus projetos através do uso do crowdsourcing, constatando assim a eficácia do trabalho colaborativo para a geração de conhecimento para as mais diversas problemáticas vivenciadas nas organizações.Item GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: estudo de implantação de uma loja virtual em pequena empresa de São Luís(2013-02-28) Martins, Jailson GomesEstamos na era da economia digital, aonde os empreendedores vêm à oportunidade de iniciar o seu negócio online através do e-commerce, criando vantagens competitivas. Apresenta-se a Paramentos Religiosos, uma pequena empresa ludovicense que possui uma loja virtual, analisando as abordagens estratégicas de preço, produto, praça e promoção que influenciaram positivamente ou negativamente o desenvolvimento do negócio com a implantação do e-commerce.Item ANÁLISE COMPARATIVA DO FUNCIONAMENTO E REGULAMENTAÇÃO DAS PLATAFORMAS BRASILEIRAS DE CROWDSOURCING ZOOPPA E BATTLE OF CONCEPTS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO ABERTA(2013-02-28) Gomes, Radson Charlie BarrosO presente estudo apresenta o modelo das Plataformas Brasileira de Crowdsourcing de Inovação Aberta. O trabalho retrata uma análise comparativa entre as Plataformas Brasileiras Crowdsourcing que são a Zooppa Battle of Concepts. O objetivo geral do trabalho é analisar de forma comparativa o funcionamento e regulamentação das Plataformas de Crowdsourcing, difundidas no território brasileiro no processo de Inovação Aberta. O estudo terá como base uma revisão bibliográfica sobre modelo de Crowdsourcing e Inovação Aberta. O trabalho ainda identifica alguns requisitos para análise comparativa das plataformas difundidas no território brasileiro Zooppa e Battle of Concepts, baseado nos seus regulamentos e a partir do levantamento bibliográfico. Pode se dizer que a plataforma mais completa foi a Zooppa, pois além de dar oportunidade em participar dos desafios com regulamentos mais completos, leva a criatividade das mídias eletrônicas para o meio publicitário premiando os usuários participantes.Item COWORKING: UMA NOVA PERSPECTIVA MERCADOLÓGICA PARA SÃO LUÍS(2013-07-01) Serra, André Luís AlvesO coworking é um padrão organizacional que iniciou-se em 2005 nos Estados Unidos e evoluiu para uma nova modalidade de prestação de serviços, envolvendo conceitos de colaboração e sinergia associados ao trabalho em equipe, além de auxiliar na democratização ao acesso do empreendedorismo. Os novos formatos de trabalho possibilitam aos colaboradores uma maior mobilidade não necessitando estarem presentes fisicamente na organização para desempenharem suas atividades. Devido estas novas formas de organização, surgiram os escritórios de coworking. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de implantação do 1° escritório de coworking em São Luis, os aspectos socioeconômicos relevantes para o surgimento dentro do mercado local e o perfil do empreendedor necessário para a implantação desse novo tipo de negócio.Item FRANQUIAS: uma opção de empreendimento(2013-07-07) Moura, Ana Karla Silveira deFranquias como uma nova opção de empreendimento, os conceitos e definições sobre as franquias servem de base para o estudo deste empreendimento, deste a origem da palavra até os primeiros sinais na história da humanidade deste sistema inovador no mundo dos negócios; termos utilizados no sistema são enumerados, tipos e gerações de franquias são explicados no intuito de analisar no âmbito geral este sistema, do mesmo modo a teoria da relação entre o franqueador e franqueado serve de base para o estudo desta relação complexa e cheia de cumplicidade. A evolução das franquias no Brasil espelha o avanço deste sistema, com suas vantagens e desvantagens como em todo empreendimento, sendo que a base deste estudo esta na escolha que o empreendedor irá fazer, por qual empreendimento irá optar, se um negócio independente ou uma franquia, analisando as principais diferenças entre ambos, o que leva ao problema principal que é o motivo pelo qual o empreendedor escolheu o sistema franquia, sendo este o objeto da pesquisa de campo.Item PROGRAMA DE ESTÁGIO: Estudo de caso na Vale S.A em São Luís - MA(2013-07-29) Lourenço, Lucas SantosO objeto deste estudo foi o Programa de Estágio da Vale S.A por possuir um modelo bem estruturado descrito no guia do Programa Transformar, conduzido por metas de desenvolvimento, de aprendizagem e potencialidades, obedecendo primariamente às demandas administrativas e/ou legais atualmente. Além disso, a organização e o compromisso da empresa fixado com os estagiários em seus planos de estágio e a grande demanda de estagiários pleiteando vagas, demostra que a empresa proporciona resultados importantes e que fazem diferença na vida do acadêmico, porém há necessidade de demostrar por meio de dados essa informação. Por isso, o objetivo do trabalho foi verificar se o Programa de Estágio está sendo aplicado de forma correta para o desenvolvimento dos estagiários. A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico e caráter descritivo e analítico, onde os dados foram coletados através da aplicação de questionário elaborado pelos autores. O tamanho da amostra foi de 75 estagiários. Os dados foram avaliados se buscando uma correlação entre o modelo aplicado pela empresa e o desenvolvimento do estagiário. Em relação à questão que norteou o estudo verificou-se que o programa de estágio é um programa bem estruturado, porém a aplicação do seu guia não acontece de forma efetiva. Sendo assim, sugere-se um maior acompanhamento dos estagiários por supervisores que conheçam as metas do guia dentro da empresa.