Análise de gestão de negócios: o Crossfit/MMT em São Luís/MA
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-12-10
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Maranhão
Resumo
RESUMO
O mercado fitness vem crescendo constantemente nos últimos anos, com ele surgem novas
modalidades que são atrativas aos olhos dos consumidores. O Crossfit, é a atividade que mais
cresce no mundo, com mais de 15 mil filiações. No Brasil, a modalidade chegou em 2009 e
rapidamente conquistou praticantes em todo o país, com inúmeras unidades conveniadas,
chegando a 2 unidades em São Luís. Por ser uma modalidade recente, são escassos os estudos
sobre o perfil de gestão de negócios no Crossfit. O estudo tem como objetivo principal analisar
a atual gestão de negócio no Crossfit/MMT em São Luís/MA, envolvendo estatísticas de gestão,
marketing e finanças. A metodologia baseia-se no delineamento quantitativo, com caráter
exploratório e descritivo. Foi aplicado um questionário com 17 gestores de box credenciadas e
não credenciadas para pesquisa. O questionário com 37 questões, foi dividido em 5 setores:
dados do gestor, do box, gestão financeira, de pessoas e marketing. A análise de dados realizou-
se por meio de estatística descritiva associada a distribuição de frequência, utilizando medidas
de posição ou tendência central, como média, moda e mediana. A pesquisa constatou que o
perfil do gestor é homem, com idade média de 33 anos, graduado, com algum nível de
especialização e 50% não possui necessariamente graduação em Educação Física o que mostra
a carência de profissionais nessa área. Metade deles detêm outras funções no box, além de
gestão, e ainda se diagnosticou que 100% dos alunos buscam a modalidade pela qualidade de
vida e emagrecimento. Contudo, os gestores preocupam- se com questões vinculadas a gestão,
seja esta de pessoas, financeira ou de marketing, o que pode estar relacionado com o perfil bem
organizado que a modalidade propõe, bem com o número cada vez crescente de box
concorrentes.
Descrição
ABSTRACT
The fitness market has been growing steadily in recent years, with it emerging new modalities
that are attractive to consumers. Crossfit is the fastest growing activity in the world with over
15,000 affiliations. In Brazil, the sport arrived in 2009 and quickly conquered practitioners
across the country, with numerous affiliated units, reaching 2 units in São Luís. As a recent
modality, studies on the business management profile at Crossfit are scarce. The study aims to
analyze the current business management at Crossfit / MMT in São Luís / MA, involving
management, marketing and finance statistics. The methodology is based on a quantitative,
exploratory and descriptive design. A questionnaire was applied to 17 accredited and non-
accredited box managers for research. The 37-question questionnaire was divided into 5 sectors:
manager, box, financial management, people management and marketing data. Data analysis
was performed using descriptive statistics associated with frequency distribution, using
measures of position or central tendency, such as mean, mode and median. The research found
that the profile of the manager is male, with an average age of 33 years, graduated, with some
level of specialization and 50% does not necessarily have a degree in Physical Education which
shows the lack of professionals in this area. Half of them have other functions in the box, besides
management, and it was also diagnosed that 100% of students seek the modality for quality of
life and weight loss. However, managers are concerned with issues related to management, be
it people, financial or marketing, which may be related to the well-organized profile that the
sport proposes, as well as the increasing number of competing boxes.
Palavras-chave
crossfit;, gestão;, perfil de gestão,, gestão de negócios., crossfit;, management;, management profile;, business management.