Engajamento no trabalho a favor do desenvolvimento de soluções através do Design Thinking: estudos de caso em empresas de tecnologia
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Data
2018-07-07
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Editor
UFMA
Resumo
A abordagem empática, colaborativa e experimentativa do Design Thinking emergiu
como um modelo mental capaz de favorecer a geração da inovação em resposta a
saturação do antigo modelo de produção, e as mudanças que o mundo vem
sofrendo na forma de consumir e se relacionar com as necessidades das pessoas.
Nesse sentindo, um fator de importante atenção para geração de ideias são as
pessoas que trabalham nas empresas, elas são o investimento estratégico que deve
ser analisado no momento de assegurar espaço no mercado. A energia, vigor e
dedicação das pessoas, ou seja, o seu engajamento no trabalho, influenciam
diretamente na capacidade de gerar soluções inovadoras. Assim, o presente estudo
visou analisar como o engajamento no trabalho pode contribuir para a abordagem do
Design Thinking. Para tanto foi utilizada metodologia qualitativa e descritiva que
contou com a realização de dois estudos de casos em empresas de base
tecnológica, onde os meios utilizados foram a aplicação de questionário e
entrevistas não estruturadas. Os resultados apontaram que o engajamento é
necessário para o exercício dos valores do DT, e suas dimensões impactam na
criatividade, na abertura à mudança, na entrega de resultados e no processo de
aprendizado, influenciando assim, a qualidade das soluções desenvolvidas através
do Design Thinking. Dessa forma, esse estudo contribui para as intervenções
estratégicas no engajamento para a geração de bem-estar no trabalho e
intensificação da geração de inovação.
Descrição
The empathic, collaborative and experimental approach of Design Thinking emerged
as a mental model capable of favoring the generation of innovation in response to the
saturation of the old production model, and the changes that the world has been
suffering in the way of consuming and relating to the needs of people. In this sense,
a factor of important attention for generating ideas are the people who work in the
companies, they are the strategic investment that must be analyzed in the moment of
ensuring space in the market. People's energy, vigor and dedication, that is, their
engagement in work, directly influence the ability to generate innovative solutions.
Thus, the present study aimed to analyze how Engagement at work can contribute to
the Design Thinking approach. For that, a qualitative and descriptive methodology
was used, with two case studies carried out in technology-based companies, where
the means used were the application of questionnaire and unstructured interviews.
The results indicated that engagement is necessary for the exercise of DT values,
and their dimensions impact on creativity, openness to change, delivery of results
and learning process, thus influencing the quality of solutions developed through
Design Thinking. In this way, this study contributes to the strategic interventions in
the engagement for the generation of well-being in the work and intensification of the
generation of innovation.
Palavras-chave
Engajamento no Trabalho, Design Thinking, Inovação, Work Engagement, Innovation