Uma arquitetura para o desenvolvimento de jogos com múltiplos jogadores na plataforma Ginga
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Data
2012-07-12
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Editor
Universidade Federal do Maranhão
Resumo
A TV Digital Brasileira ganhou projeção nacional no final de 2007 quando o sinal
digital começou a ser distribuído na região metropolitana de São Paulo. Desde então,
estima-se que até o ano de 2016 todo o território nacional esteja recebendo sinais digitais
de TV. O atual cenário do Sistema Brasileiro de TV Digital representa uma oportunidade
para estimular o desenvolvimento de novos serviços e aplicações e, dentro desse
contexto, esta monografia apresenta uma solução para prover meios de interatividade e
inclusão social a partir de uma plataforma compatível com o SBTDV. Esta solução fornece
um suporte ao desenvolvimento de jogos para múltiplos jogadores no ambiente Ginga,
utilizando-se de um protocolo aberto para comunicação em tempo real e baseada em uma
arquitetura orientada a eventos do tipo cliente-servidor.
Descrição
ABSTRACT
The Brazilian Digital TV got national prominence in late 2007 when the digital signal
began to be distributed in the metropolitan area of Sao Paulo. Since then, it is estimated
that by the year 2016 all the country will be receiving digital TV signals. The current
scenario of Brazilian System of Digital TV represents an opportunity to stimulate the
development of new services and applications and, within this context, this thesis presents
a solution to provides a means of interactivity and social inclusion as a supported platform
for SBTVD. This solution provides a support for developing multiplayer games in the Ginga
environment, using an open protocol for real-time communication and based on an eventdriven
architeture client-server.
Palavras-chave
TV Digital, Inclusão social, Ginga, Arquitetura orientada a eventos, Digital TV, Ginga, Social inclusion, Event-driven architetury