TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

URI Permanente para esta coleçãohttps://tedebc-teste.ufma.br/handle/123456789/5331

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 341
  • Item
    O classificador Naïve Bayes no contexto da análise de crédito
    (Universidade Federal do Maranhão, 2013-12-13) SANTOS, André Luiz Abreu
    O crescimento do número de informações, justificado pelo aumento da utilização de equipamentos computacionais, em meados da década de 80, foi responsável por uma considerável baixa no custo de armazenamento de dados. As empresas, em geral, passaram a buscar uma maneira de procurar informações válidas em meio a enormes conjuntos de dados armazenados, na tentativa de obter vantagem em mercados de trabalho tão competitivos. Em meio a mercados tão acirrados, empresas ligadas a análise de crédito ganharam destaque na exploração de dados objetivando a extração da maior quantidade de informações ocultas, visando a realização de boas escolhas entre clientes adimplentes e inadimplentes, operação chave para garantir a sobrevivência de empresas concedentes de crédito. Este exemplo de operação ilustra uma das mais comuns fases da metodologia de mineração de dados: a classificação, que objetiva realizar associações de novos exemplos a classes presentes em bases de dados históricas conhecidas. O foco deste trabalho recai sobre um classificador em particular, o Naïve Bayes. Tal técnica, baseada em fórmulas probabilísticas, atua no contexto de classificar novos clientes de instituições financeiras como sendo bons ou maus pagadores. Neste trabalho são apresentados dois estudos de caso: o primeiro, no qual é discutido o funcionamento e execução do classificador Naïve Bayes, e o segundo, através do qual são comparados os resultados do classificador Naïve Bayes com classificadores baseados em redes neurais e árvores de decisão. Os resultados finais foram apresentados e discutidos, bem como as contribuições acadêmicas oferecidas por este trabalho.
  • Item
    Análise e projeto de um sistema de diálogo para uma aplicação móvel voltada ao domínio da saúde
    (Universidade Federal do Maranhão, 2013-10-15) DINIZ, Eider Matheus Costa
    Uma rede social móvel pode ser definida como uma estrutura social cujos membros se relacionam em grupos e interagem através de tecnologias de informação e comunicação com dispositivos portáteis de computação que dispõem de acesso a tecnologias sem fio. Na área da saúde, redes sociais podem ser utilizadas com a finalidade de promover o intercâmbio de informações entre pacientes e profissionais, conduzindo coletivamente ações relacionadas à assistência e educação médicas. Este trabalho apresenta uma proposta de interação humano-computador baseada em sistemas de diálogo falado para uma aplicação móvel voltada ao domínio da saúde, que visa o acompanhamento à distância do estado de saúde de pacientes pertencentes a comunidades carentes que apresentam limitações de interação com interfaces textuais. A aplicação está inserida no contexto do projeto MobileHealthNet, desenvolvido em parceria pelo Laboratório de Sistemas Distribuídos da Universidade Federal do Maranhão e o Laboratory for Advanced Collaboration da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que tem por objetivo desenvolver um middleware que viabilize a implantação de redes sociais móveis e simplifique o desenvolvimento de aplicações colaborativas na área da saúde. Ao longo do texto estão descritos conceitos relacionados a redes sociais, computação móvel, sistemas de diálogo e uma contextualização do projeto, bem como a análise e projeto da interação humano-computador proposta para a aplicação.
  • Item
    Sistemas de detecção de intrusão virtualizados para computação em nuvem
    (Universidade Federal do Maranhão, 2013-12-10) MELO, Leonardo Silva de
    O contexto da segurança na computação em nuvem tem recebido muito investimento e atenção por parte das empresas e organizações interessadas na utilização desta tecnologia. Sobretudo no que concerne à confiabilidade na virtualização das infraestruturas, na correta utilização dos recursos por políticas de segurança eficazes e na garantia de um armazenamento de dados seguro, muitas técnicas de segurança sobrepujam o esperado para a manutenção de um sistema de nuvem. Não obstante, a utilização indevida das máquinas virtuais disponibilizadas pelos ambientes de nuvem é um fator a ser considerado na adoção de estratégias para a manutenção da disponibilidade dos serviços de nuvem. Refletindo neste aspecto, a adoção de técnicas de detecção de intrusão já exaustivamente adotadas pelas redes de computadores foi adaptada, neste trabalho, para servir de uma ferramenta de segurança adequada para a detecção de atividades maliciosas e tráfegos suspeitos em redes de máquinas virtuais que executam em infraestruturas de computação em nuvem. Como contribuição fundamental, este trabalho apresenta a concretização de um módulo de contramedidas adaptado a um IDS que opera em uma infraestrutura de computação em nuvem, proporcionando a suspensão de máquinas virtuais suspeitas, o que possibilita um tempo hábil para que o administrador da infraestrutura tome as medidas necessárias para a manutenção do ambiente virtual, contatando o usuário, migrando ou reiniciando a VM.
  • Item
    Avaliação de um mecanismo autonômico para segurança em redes baseado em metodologia de decepcão
    (Universidade Federal do Maranhão, 2013-12-27) MENDES, Jean Pablo Marques
    Avaliação de um mecanismo autonômico para segurança em redes. Descrevem-se os conceitos básicos da área de segurança em redes de computadores. Apresentam-se todos os fundamentos da computação autonômica. Expondo-se sobre as funções de cada fase com informações pertinentes para o contexto de segurança de redes. Os resultados desta avaliação mostram que o AutonomicSec atingi as propriedades pertinentes a computação autonômica, o auto-gerenciamento, auto-cura, auto-proteção, auto-otimização, além disso, as métricas são capazes de olhar para Sistemas Autonômicos e avaliar com rigor suas propriedades autonômicas.
  • Item
    Simulador de terminais portuários graneleiros sujeitos a restrições de maré e nível de estoque
    (Universidade Federal do Maranhão, 2013-12-18) SOARES, Moizanilton Pestana
    Berços são áreas do cais onde os navios fazem a atracação para carregamento e descarregamento. Eles estão entre os principais recursos de um terminal portuário, e a forma de gerenciá-los reflete-se no tempo de estada dos navios e no nível de utilização dos demais recursos do terminal. A busca por uma maior eficiência nas operações portuárias deu origem a estudos que visam encontrar melhores formas de se manejar esses recursos. O Problema de Alocação de Berços (BAP, do inglês Berth Allocation Problem) consiste em atribuir navios a posições de berços de forma ótima; em definir quando e onde os navios esperados irão atracar de maneira a maximizar os indicadores de eficiência portuária. A literatura sobre o tema se concentra majoritariamente em terminais de contêiner, mas neste trabalho referenciou-se um artigo que aborda esse problema de otimização em terminais com as características encontradas no Complexo Portuário de São Luís. Nesse estudo, é apresentada uma formulação do BAP para terminais graneleiros que sofrem influência das marés e do controle de estoque em sua operação (chamada BAPTGS, do inglês Berth Allocation Problem in Tidal Grain Ports with Stock Level Constraint). Ademais, é construído um modelo de Programação Linear (PL) do problema e apresentado um formato de instância compatível com o CPLEX Optimizer, um solver comercial para problemas de PL. Este trabalho introduz uma contribuição a tal estudo. É apresentado aqui um simulador de terminal portuário capaz de gerar instâncias do BAPTGS no formato especificado. O objetivo é que a aplicação funcione como um gerador de instâncias prático e flexível, com múltiplas configurações, e que contribua para as pesquisas sobre soluções de TI que auxiliem na tomada de decisões em relação à alocação de berços nos terminais portuários de São Luís.
  • Item
    Análise comparativa de abordagens de sistemas tolerantes a falhas em uma nuvem computacional
    (Universidade Federal do Maranhão, 2013-12-10) MPINDA, Steve Ataky Tsham
    Nos últimos anos temos visto o desenvolvimento de Computação em Nuvem. O princípio fundamental é para deslocar o gerenciamento de serviços computacionais de empresas nos centros de hospedagens gerenciados por empresas de terceiros. Este deslocamento tem com principal vantagem a redução de custos para a empresa cliente , os meios necessários para o gerenciamento desses serviços são mutualizados entre clientes e gerenciados pela empresa de hospedagem destes serviços. A fiabilidade, disponibilidade na Computação em Nuvem são requisitos essenciais para garantir um funcionamento adequado e contínuo, mesmo na presença de falhas. O mecanismo de tolerância a falhas deve ser desenvolvido para resolver as deficiências que podem afetar as operações normais na Nuvem. A tolerância a falhas é a capacidade de um sistema computacional de executar sua função, apesar da presença ou ocorrência de falhas, quer seja o dano de hardware, quer falhas de software, ataques maliciosos ou erros na interação homem máquina . Em outras palavras, a tolerância a falhas é um modelo de projeto que permite que um usuário gerencie falhas de nível de sistema ou de rede de uma forma graciosa, minimizando a degradação se sua experiência. Na ausência de tolerância a falhas, se um sistema falhar, isto pode causar a perda de dados ou outras alterações indesejadas. Agora, existem muitas técnicas para tolerância a falhas sendo investigadas e implementadas. Como um usuário poderia saber a qual das técnicas é melhor para a natureza do seu trabalho? Neste trabalho, apresenta se uma visão geral da Computação em Nuvem, a tolerância a falhas e seu lugar dentro da confiabilidade, os modelos existentes, técnicas e abordagens das diferentes classes de tolerância a falhas são apresentados, assim como sua implementação, podendo ajudar usuários ingênuos para suas necessidades no que concerne a escolha de um sistema tolerante a falhas adequado para o seu negócio. As técnicas são ilustradas pela descrição das ferramentas utilizadas para a sua implementação, especificando suas políticas, os frameworks de desenvolvimento, os sistemas, os ambientes e jaez de falhas detectadas. Em seguida, foram apresentados e discutidos alguns elementos de métricas válidas para examinar os desafios da tolerância a falhas, comparando os modelos existentes através de tabelas e gráficos de tendências.
  • Item
    Controle do cursor do mouse através dos olhos para pessoas com necessidades especiais
    (Universidade Federal do Maranhão, 2014-01-13) REIS, Eduardo de Jesus Coelho
    Segundo o IBGE, foi estimado que, por volta de 2000, 7% dos brasileiros estavam sofrendo com algum tipo de deficiência motora. Dentro desse grupo estão incluso deficientes por falta de membro como também portadores de algum tipo de paralisia. Para pessoas daquela época e também dos dias atuais, estar incluído na sociedade tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora, pois possuem inúmeros obstáculos em acompanhar a quantidade, crescente, de informações disponíveis atualmente à população na internet. E isso é algo relevante para o desenvolvimento educacional, assim como a capacitação profissional e a inclusão digital. Apesar da incomparável evolução que tiveram os computadores nas últimas décadas tanto a nível de hardware como de software, eles ainda apresentam as mesmas restrições para pessoas com necessidades especiais, como, por exemplo, tetraplégicos. Para essas pessoas, realizar simples ações podem ser tornar uma tarefa árdua. Tendo isso em mente, esse trabalho apresenta uma metodologia computacional para auxiliar tais indivíduos no controle do cursor do mouse através de movimentações realizadas pelo olho, a fim de ser uma alternativa menos exaustiva. Para tanto, é necessário reconhecer e rastrear os movimentos do olho humano, em conjunto com a face, com o intuito de reconstruí‐los em operações do cursor. Como também, considerando o clique, que pode ser analisado a partir do piscar do olho.
  • Item
    Detecção automática de acne e manchas em imagens de face
    (Universidade Federal do Maranhão, 2015-01-23) BARROS, Ruberth André Amaral
    Estudos recentes mostram que mais de 90% dos adolescentes são afetados pela acne em seus mais diversos níveis e isso prevalece em 14% dos adultos. Este problema afeta o estado psicológico dos indivíduos afetados. Entre as doenças dermatológicas, a acne é a segunda maior causa de suicídios de adolescentes e jovens. Além da acne, as alterações pigmentares são muito estudadas no campo da cosmetologia e estética médica. A avaliação destes problemas são geralmente de forma invasiva, com a necessidade de contato direto com o paciente e aplicação de produtos para intensificar as áreas afetadas e efetuar um melhor diagnóstico visual. Nesse sentido, vê-se a necessidade da automatização do processo de avaliação destes problemas dermatológicos. Assim, o principal objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia para a automatização do processo de detecção da acne e manchas. A metodologia utiliza técnicas de segmentação probabilísticas e baseadas em histogramas, bem como a extração de características de textura das imagens de acne e manchas, seguida da classificação utilizando Máquina de Vetores de Suporte. A metodologia mostrou-se promissora, obtendo acurácia de 81,49%, sensibilidade de 83,33% e especificidade de 84,01%.
  • Item
    Estudo de extração de características morfológicas para classificação de massas mamárias
    (Universidade Federal do Maranhão, 2015-01-12) GOMES, João Victor Costa
    O câncer de mama representa uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo ocidental. É responsável, também no Brasil, por milhares de mortes e novos casos ao ano. A probabilidade de cura aumenta consideravelmente com o diagnóstico precoce, podendo assim, evitar maiores danos à saúde da mulher. Com isso, ferramentas computacionais são desenvolvidas a fim de auxiliar o médico especialista a detectar lesões com o padrão maligno ainda em estágio inicial que estejam pouco visíveis em imagens mamográficas. Entretanto, ainda há certa dificuldade em se detectar lesões por imagens devido à particularidade da anatomia da mama feminina e também em reconhecer se a lesão apresenta um padrão maligno. Para isso, este trabalho se concentra em fazer um estudo visando reconhecer padrões segundo a forma geométrica de uma determinada região da mama. O objetivo deste trabalho é a extração de características geométricas como: comprimento do raio, densidades e momentos da imagem e classificar os indivíduos de acordo com seu grupo. Para classificação massa ou não massa, os resultados são promissores.
  • Item
    Classificação de imagens de massas em mamografia usando LBP, índice de diversidade e SVM
    (Universidade Federal do Maranhão, 2015-01-13) SOUSA, Jefferson Alves de
    Este trabalho tem o objetivo de investigar a aplicação de técnicas de análise de textura e reconhecimento de padrões para diagnóstico de câncer de mama, cujo objetivo é dar ao especialista um maior suporte ao diagnóstico do câncer de mama. Busca-se utilizar somente a textura para caracterizar o padrão maligno e benigno ao invés das características do contorno das massas, já que tais características nem sempre são nítidas nas imagens, pois pode existir desde a sobreposição de achados como, por exemplo, massas e calcificações até lesões que não têm contorno bem definido, impedindo a visualização das mesmas e contribuindo para um número maior de biopsias com resultados negativos. Assim, este trabalho se propõe a estudar técnicas de análise de textura, tais como: Local Binary Pattern e Índices de Diversidade de Gleason e Menhinick, pois acredita-se que tais técnicas possam produzir boas características de textura que discriminem as regiões de massas nas mamografias digitalizadas entre malignas e benignas, visto que o sucesso da etapa de classificação depende muito das características geradas. As características produzidas serão submetidas como entrada para o processo de classificação supervisionada usando SVM e a estratégias de combinações de modelos Ensemble. Em ambos os casos uma parte das amostras será usada para a etapa treinamento do classificador. Esta etapa cria um padrão sobre as medidas extraídas. A outra parte, totalmente desconhecida da etapa de treinamento, é utilizada para fazer os testes e a validação dos resultados. Por último segue a etapa de validação e comparação de resultados obtidos no reconhecimento do padrão maligno e benigno para as diferentes métricas de extração de características. O melhor resultado foi obtido pelo o índice de diversidade de Gleason utilizando a abordagem GLCM com acurácia e sensibilidade de 77%, e especificidade de 76%.
  • Item
    Big data: análise de sentimento em dados de pesquisa de opinião utilizando o Framework GridGain e processamento em memória
    (Universidade Federal do Maranhão, 2015-12-16) SOUSA, Jonatas Brito de
    Big Data apresenta-se como uma das principais tecnologias da atualidade. Métodos simples e eficientes para realizar big data análise são responsáveis por diversos avanços em análise comercial, dados médicos e comportamental. Este trabalho apresenta um método para realizar análise de sentimento em dados provenientes de pesquisa de opinião, utilizando o framework GridGain. O método é projetado para lidar com dados que possuem características big data, ou seja, permite a análise de grandes volumes de informações, por meio do uso de processamento paralelo e MapReduce. O algoritmo de MapReduce implementado pelo framework GridGain, é um algoritmo para processamento paralelo consolidado, pois permiti processamento de grandes volumes de informações de fontes variadas sobre uma estrutura de processamento existente em rede ou por meio de múltiplos nós de processamento em uma máquina. A análise dos dados por meio da metodologia, aponta uma nova maneira de extrair informação útil dos dados de pesquisa de opinião, sob uma ótica diferente das tradicionais análises matemáticas empregadas, permitindo abordar os dados sobre outra perspectiva de análise, a dos sentimentos expressos pelas respostas dos entrevistados.
  • Item
    Resíduos eletroeletrônicos: uma análise do problema e a busca por soluções
    (Universidade Federal do Maranhão, 2019-07-15) FURTADO, Igor Tálisson Carreira
    Resíduo Eletroeletrônico (REEE) é todo e qualquer equipamento elétrico ou eletrônico descartado pelo proprietário por ser considerado excesso, inútil, desperdício, obsoleto ou sem funcionamento. Os REEE são um dos tipos de resíduos que mais crescem no mundo, só em 2016 foram descartados 44,7 milhões de toneladas de REEE, sendo que apenas 20% desse total foi devidamente coletado e tratado. Esta monografia visa explanar sobre os REEE, sua definição, classificação, características, como e porque são descartados e as consequências e impactos do descarte incorreto. Em suma, visa compreender todos os aspectos problemáticos envolvendo os REEE para que se possa identificar soluções que viabilizem o descarte correto e gerenciamento dos REEE. Foi feito um levantamento bibliográfico acerca das propostas de gerencimaneto dentro do cenário brasileiro, identificando a Logística Reversa (LR) como principal sistema de gestão e gerenciamento dos REEE tanto no Brasil como no mundo. Foi identificado que os REEE recolhidos dentro do sistema oficial de LR ou fora dele, de maneira informal, têm como principais destinações ambientalmente adequadas, a reutilização (reparo, reforma ou revenda), a reciclagem e a disposição dos rejeitos de forma ambientalmente adequada.
  • Item
    Sistema colaborativo de cotação e comparação de preços utilizando Near Field Communication
    (Universidade Federal do Maranhão, 2014-06-26) OLIVEIRA NETO, José Nunes de
    Grande parte das pessoas, antes de adquirir um produto, tende a pesquisar e comparar preços. Isso ocorre devido a diversos fatores como, por exemplo, a necessidade de economizar capital. Diversos sistemas computacionais existem no mercado para auxiliar essas pessoas. Em geral, essas soluções atendem em parte as necessidade dessas pessoas, pois em sua maioria necessitam de conexão à internet e poucas exploram a colaboração. A colaboração torna possível que os resultados sejam compartilhados entre os participantes, com pouco esforço para a realização da tarefa. Desta forma, sistemas colaborativos existem para auxiliar na execução de objetivos e tarefas de um caracterizado problema, utilizando ferramentas para obtenção de soluções, como computadores e dispositivos móveis. Um exemplo de dispositivo móvel são os smartphones, que a cada vez mais estão inseridos no cotidiano das pessoas. No Brasil, existe uma elevada quantidade de smartphones. Smartphones e tablets são dispositivos com poder computacional em tamanho reduzido que possuem diversas tecnologias agregadas. Muitas dessas tecnologias, como Wi-FiTM e Bluetooth R, favorecem tarefas como o compartilhamento de informações e o acesso à internet. Novas tecnologias, como o NFC (Near Field Communication), vem também surgindo para facilitar essas tarefas. NFC é uma tecnologia inovadora com boa proposta, através de uma intuitiva forma de interação. Basta aproximar dois dispositivos para que uma comunicação se realize entre eles. Este trabalho propõe uma solução colaborativa para o problema da cotação e comparação de preços utilizando dispositivos móveis e a tecnologia NFC. Além disso, este trabalho se propõe a apresentar com detalhes a tecnologia NFC, expondo sua arquitetura bem como apresentando aspectos em que aplicações colaborativas beneficiam-se do uso do NFC.
  • Item
    Uma abordagem de iot para gestão da presença e encontros de pessoas em espaços físicos
    (Universidade Federal do Maranhão, 2020-01-10) CARVALHO, Daniel Soares
    Desde o começo da difusão do Bluetooth de baixa energia (Bluetooth Low Energy) em 2011, essa tecnologia marcada pelo baixo consumo de energia, baixo preço e transmissão de mensagens pequenas, impulsionou pesquisas de IoT voltadas à localização de pessoas, associando dispositivos emissores de sinais BLE à dispositivos móveis. No entanto, os sistemas e aplicativos desenvolvidos, geralmente eram criados utilizando requisitos específicos de cada cenário, uma sala, um condomínio, uma empresa. Para se criar uma aplicação que localizasse uma pessoa em um espaço, era necessário criar todo o sistema do zero, focando apenas no contexto específico. O desenvolvimento deste trabalho possui como objetivo a construção de um serviço capaz de prover informações para gestão da presença e encontros de pessoas em espaços físicos genéricos através de dados coletados por dispositivos de IoT. Para o desenvolvimento deste trabalho são utilizados dispositivos chamados beacons, que emitem sinais de rádio frequência em intervalos de tempo pré-definidos, smartphones e um aplicativo Android que encontra dispositivos e publica encontros. A base para o desenvolvimento do trabalho é o HORYS, software que gerencia dados de encontros entre dispositivos, e o Servidor Semântico, que associa dispositivos aos seus portadores. Como resultados, foi concluído que a proposta do projeto foi atingida, obtendo-se os resultados das buscas definidas de forma eficaz, e constatadose que o impacto causado pelo serviço proposto impacta minimamente no tempo de retorno do sistema ao usuário final.
  • Item
    Detecção e identificação de teclas de pianos eletrônicos usando técnicas de processamento de imagens
    (Universidade Federal do Maranhão, 2020-01-08) MORAES, Wellingson da Silva
    O reconhecimento de objetos é um dos principais processos que integram o Processamento de Imagens pois envolve os problemas de identificação dos objetos, definindo quais fazem parte da cena, e a localização espacial deles. Esses desafios impõem a identificação de tarefas isoladas, solucionando separadamente os problemas através da aplicação de técnicas de Processamento de Imagens e integrando-os, criando metodologias que reúnam as informações resultantes destes módulos independentes. A metodologia proposta neste trabalho aplica as técnicas de extração de contornos e comparação de histogramas para a segmentação de teclado de pianos eletrônicos e identifica individualmente as teclas com uma busca de padrões de disposição de teclas pretas e brancas ao longo do teclado, através da aplicação da detecção de linhas de Hough e da extração de componentes conexos. A metodologia foi aplicada em dois modelos comuns de pianos eletrônicos, de 61 e 76 teclas, rotulando as teclas de acordo com a escala musical.
  • Item
    Federação de identidades em ambiente de computação em nuvem usando o Middleware Shibboleth
    (Universidade Federal do Maranhão, 2014-07-21) PIRES, Higo Felipe Silva
    Usuários de computação em nuvem têm grande preocupação com os riscos de segurança implícitos à incorporação de seus recursos dentro deste ambiente. Mecanismos de gerenciamento de identidades e acesso são fundamentais para garantir a privacidade dos dados dos usuários inseridos no ambiente de computação em nuvem. Entre estes mecanismos inclui-se a o gerenciamento de identidades federadas. Uma federação é uma forma de associação de entidades consideradas confiáveis entre si que torna possível a cooperação entre os membros da federação. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso referente à implementação de uma federação de identidades em ambiente de computação em nuvem usando o middleware Shibboleth. O cenário proposto é implementado para verificar a aplicabilidade. Os testes geraram os resultados esperados.
  • Item
    Integração de ambiente gráfico interativo para treinamento de operadores (AGITO) ao simulador de sistemas elétricos (SIMULOP)
    (Universidade Federal do Maranhão, 2015-01-12) MATOS, Caio Eduardo Falcão
    Ambientes de Realidade Virtual oferecem, dentre outras, novas ferramentas de estudo e treinamento para profissionais de diversas áreas com o uso de simuladores. Este trabalho apresenta um metodologia desenvolvida para a integração de um ambiente de realidade virtual a um simulador de sistemas elétricos com a finalidade do treinamento de operadores de subestação elétrica. A proposta apresentada demonstra um modelo de comunicação entre ambos, sendo executadas no ambiente virtual, tornando assim o aprendizado/treinamento mais interativo e efetivo. Com este ambiente integrado, instrutores podem realizar uma melhor avaliação das “manobras” exercidas pelos operadores, diminuindo a exposição destes, a riscos inerentes a treinamentos em equipamentos reais. A integração foi realizada através da comunicação cliente/servidor utilizando o protocolo de rede TCP/IP. O formato das mensagens é JSON facilitando a integração com qualquer tipo de sistema independente da plataforma.
  • Item
    Análise de sentimento: uma comparação de dados extraídos do Twitter a partir de diferentes dicionários léxicos
    (Universidade Federal do Maranhão, 2019-12-17) MONTELES, Gabriel Silva
    Ao longo dos últimos anos, o número de dispositivos conectados a internet cresceu exponencialmente e, consequentemente, houve um aumento da quantidade de dados gerados por esses dispositivos. Essa grande quantidade de dados gerados a todo momento, deu origem ao conceito de Big Data. Esse volume de dados possibilita a prática da análise de sentimentos, onde é possível classificar opiniões em positivas, negativas ou neutras em diversos meios, como em tweets, onde, por apresentar comentários com poucos caracteres, torna-se viável a produção de uma análise a nível de sentença. Um dos principais problemas relacionados a análise de sentimentos a nível de sentença está relacionado à declarações onde o sentimento de uma determinada sentença não permanece explicito. Também consistem em problemas, sentenças onde é utilizada uma linguagem informal ou são utilizados gírias e regionalismos, impossibilitando a classificação da polaridade de determinada palavra, acarretando em uma classificação errônea de determinado texto. Almejando uma análise que possa contornar os problemas apresentados, neste trabalho será realizada uma análise de sentimentos a nível de sentença tendo como base tweets a respeito da grande quantidade de focos de incêndio ocorridos na região amazônica no mês de setembro de 2019. Essa análise será feita visando uma comparação entre os três dicionários léxicos utilizados na metodologia, onde será proposto um conjunto de melhorias nos mesmos, objetivando a eliminação de inconsistências que acarretam em problemas comuns durante a análise de sentimento a nível de sentença e, consequentemente, produzir uma análise com resultados mais precisos. Por fim, os resultados obtidos pelos dicionários após as modificações foram excelentes, acarretando em um resultado das avaliações dos dicionários semelhante à avaliação realizada pelo autor.
  • Item
    Desenvolvimento de software com aspectos: reutilização através da separação de interesses
    (Universidade Federal do Maranhão, 2019-04-17) TEIXEIRA, Aline Porfiro
    A constante evolução dos paradigmas de programação tem por objetivo facilitar a programação e corrigir antigos problemas dos paradigmas anteriores. Além disso, em virtude da grande complexidade dos sistemas atuais, há uma preocupação maior também na facilidade que se terá diante da necessidade de se efetuar manutenção nos sistemas construídos. O paradigma Orientado a Objetos se tornou o principal paradigma de desenvolvimento atual, porém existem pontos que podem ser melhorados no sentido da modularização que a POO por vezes não é capaz de fazer. Neste sentido, surge o paradigma Orientado a Aspectos, podendo ser usado em conjunto com a Orientação a Objetos para resolver essas questões. Assim, este trabalho apresenta o conceito de separação de interesses e como utilizá-lo para desenvolver sistemas de informações utilizando o paradigma de Programação Orientada a Aspectos. O objetivo principal é demonstrar como este paradigma pode solucionar problemas como reutilização de códigos, visibilidade e organização que são comuns em outros paradigmas de programação. O trabalho também possui como objetivo exemplificar, através de um estudo de caso, a construção de aspectos que apliquem os conceitos de Programação Orientada a Aspecto na otimização do desenvolvimento de interesses ortogonais de um software. Deste modo é possível concluir que a utilização de um método mais eficiente de programação, como a programação orientada a aspecto, pode-se melhorar o desenvolvimento de softwares, diminuírem custos, prazos e recursos, além de aumentar a qualidade dos códigos produzidos e diminuir o tempo gasto com manutenções de sistemas e implantações de funcionalidades.
  • Item
    Ambiente educativo voltado a inclusão digital de idosos
    (Universidade Federal do Maranhão, 2019-12-19) MARTINS, Robson Thiago Cavalcante
    Com o passar dos anos, a tecnologia tem avançado de forma exponencial e desenfreada. O volume de novas tecnologias que chegam ao mercado, com cada vez mais requinte técnico, exigem do usuário um certo nível de conhecimento sobre o assunto, ou sobre como operar tal ferramenta. Este tipo de conhecimento nem sempre está acessível a todas as classes e tipos de público, que ficam a margem população e sentem os efeitos da exclusão social e digital. Estes efeitos geram incapacidade em certos grupos da sociedade, impossibilitando acesso a serviços básicos por falta de manuseio e conhecimento na área. Dentre estes está o público alvo deste trabalho, o idoso, ou o grupo chamado de terceira idade. Este trabalho tem a finalidade apresentar uma plataforma digital gratuita de fácil acesso para facilitar a disseminação de conteúdo de tecnologia para os idosos que sofrem de exclusão digital. Durante este estudo é mostrada a importância da gerontologia no estudo do estilo de vida da terceira idade, assim como o ramo da gerontologia, o educacional, pode ser utilizado para formação de conteúdo voltado para o idoso, especialmente para ensino a distância. Neste estudo também são descritos o que são ambientes virtuais de aprendizagem, sua definição e aplicações para o benefício da educação a distância. Neste estudo também são detalhadas ferramentas utilizadas para o ensino a distância e como o uso delas beneficia o aprendizado do aluno e sua importância no ensino a distância. Neste estudo também será apresenta a ferramenta proposta EducaTec – Terceira Idade. Uma plataforma de ensino a distância voltada ao ensino do idoso com dificuldades em assimilar conteúdos de informática básica e tecnologias, trazendo um método simples e de fácil compreensão, um website com usuários cadastrados, vídeo aulas e métodos de avaliação interativos. No decorrer deste estudo também é abordada uma proposta de validação desta ferramenta, para que sejam pontuadas suas vantagens, desvantagens e possíveis correções. Por fim conclui se o uso de plataformas e ferramentas de educação a distância, desde que sejam utilizadas de forma correta e respeitando o tipo de público no caso a terceira idade, podem ser extremamente benéficas para o idoso, não só no âmbito profissional e intelectual, como no pessoal, gerando interação e conhecimento de forma interativa.