Ferreira, Cayo Cesar Ribeiro2024-09-262024-09-262015-07-08https://tedebc-teste.ufma.br/handle/123456789/6191Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, para conclusão do curso. Orientador: Prof. Me. Hélio Trindade de MatosO presente trabalho busca elaborar o planejamento estratégico de uma empresa de turismo em São Luís – MA. Desta forma, foi realizado um estudo de caso na empresa MJ Empreendimentos Turísticos LTDA. De início, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema Planejamento Estratégico, buscando analisar cada etapa de sua implementação. Para o estudo de caso foram realizadas entrevistas com os funcionários do setor administrativo da empresa, além de observação direta e análise de documentos internos da empresa, que servirão de base para a construção do novo planejamento estratégico, voltado para o agenciamento de viagens. Desta maneira, foi possível avaliar como esta ferramenta vai influenciar no processo de formulação de objetivos, estratégia e planos de ação para uma empresa de turismo.otherPlanejamentos estratégicoTurismoAgencia de viagensStrategic PlanningTourismTravel agencyELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA DE TURISMO EM SÃO LUIS-MA: um estudo de caso da empresa MJ Turismo.Other