Aires, Fagner Cutrim Gomes2024-09-262024-09-262013-08-01https://tedebc-teste.ufma.br/handle/123456789/5695Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em Administração.Abordagem sobre a importância das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento e o dia-a-dia das organizações. A pesquisa aborda em especial o uso das tecnologias da informação, abordando a inovação tecnológica, a evolução das tecnologias e técnicas utilizadas pela empresas. Foi feita uma analise da pesquisa TIC – empresas 2010, realizada pelo IBGE, onde foram abordados alguns assuntos relacionados ao uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação), como o uso de computadores, de internet, pessoal especializado para o uso dessas tecnologias, entre outros assuntos. Sabemos é que as empresas estão sempre buscando alternativas de crescimento e formas de atrair seus clientes, independentemente do seu porte e tempo de mercado. As novas empresas desde sua criação procuram adotar esse modelo de gestão e as mais antigas estão buscando aos poucos adaptar-se ao mercado cada vez mais crescente e determinante para sua permanência no meio competitivo. Muitas empresas estão sendo atraídas pelas crescentes evoluções que surgem com o passar dos anos, não sendo questão de escolha, mas sim de continuar brigando por novos clientes e manter-se o tempo todo com sua lucratividade em alta. Não é de hoje que percebemos essa necessidade de mudança, nem será tão fácil a adaptação, pois mudança requer tempo e tempo custa dinheiro.otherNovas TecnologiasTecnologias da informaçãoEmpresasCompetitividadeNew TechnologiesTechnologies of the informationBusinessCompetitivenessNOVAS TECNOLOGIAS COMO FATOR RELEVANTE PARA O SUCESSO DAS EMPRESASOther