Moura, Ana Karla Silveira de2024-09-262024-09-262013-07-07https://tedebc-teste.ufma.br/handle/123456789/6176Monografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Administração.Franquias como uma nova opção de empreendimento, os conceitos e definições sobre as franquias servem de base para o estudo deste empreendimento, deste a origem da palavra até os primeiros sinais na história da humanidade deste sistema inovador no mundo dos negócios; termos utilizados no sistema são enumerados, tipos e gerações de franquias são explicados no intuito de analisar no âmbito geral este sistema, do mesmo modo a teoria da relação entre o franqueador e franqueado serve de base para o estudo desta relação complexa e cheia de cumplicidade. A evolução das franquias no Brasil espelha o avanço deste sistema, com suas vantagens e desvantagens como em todo empreendimento, sendo que a base deste estudo esta na escolha que o empreendedor irá fazer, por qual empreendimento irá optar, se um negócio independente ou uma franquia, analisando as principais diferenças entre ambos, o que leva ao problema principal que é o motivo pelo qual o empreendedor escolheu o sistema franquia, sendo este o objeto da pesquisa de campo.otherFranquiaEmpreendedorismoNegóciosFranchiseEntrepreneurshipBusinessFRANQUIAS: uma opção de empreendimentoOther