Borges, Maysa Traveira2024-09-262024-09-262017-01-31https://tedebc-teste.ufma.br/handle/123456789/5770Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão para obtenção de título de bacharel em Administração.O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada com foco em verificar a percepção dos funcionários a respeito da comunicação interna em uma empresa de ensino de língua estrangeira em São Luís-MA, juntamente com os objetivos de: identificar como o processo de comunicação afeta o desempenho das tarefas dos funcionários, verificar a efetividade do sistema de comunicação, identificar os meios de comunicação mais utilizados e o nível de satisfação dos funcionários a respeito da comunicação interna da empresa. A metodologia do trabalho foi estudo de caso, utilizou a abordagem de pesquisa quantitativa, com caráter descritivo. Aplicou-se um questionário feito no Google docs com 15 funcionários da organização. Conclui-se que o processo de comunicação afeta o desempenho dos funcionários, assim como o sistema de comunicação interna da empresa precisa sofrer modificações e que uma comunicação interna efetiva deve atender os propósitos de informar, transmitir boa reputação e estabelecer credibilidade, instituindo um relacionamento sadio entre os que trabalham na empresa.otherComunicação internaQualidadeSistema de ComunicaçãoDesempenhoInternal communicationQualityCommunication SystemPerformanceCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: estudo de caso em uma empresa de ensino de língua estrangeira em São Luís - MAOther