Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MARTINS, Robson Thiago Cavalcante"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Ambiente educativo voltado a inclusão digital de idosos
    (Universidade Federal do Maranhão, 2019-12-19) MARTINS, Robson Thiago Cavalcante
    Com o passar dos anos, a tecnologia tem avançado de forma exponencial e desenfreada. O volume de novas tecnologias que chegam ao mercado, com cada vez mais requinte técnico, exigem do usuário um certo nível de conhecimento sobre o assunto, ou sobre como operar tal ferramenta. Este tipo de conhecimento nem sempre está acessível a todas as classes e tipos de público, que ficam a margem população e sentem os efeitos da exclusão social e digital. Estes efeitos geram incapacidade em certos grupos da sociedade, impossibilitando acesso a serviços básicos por falta de manuseio e conhecimento na área. Dentre estes está o público alvo deste trabalho, o idoso, ou o grupo chamado de terceira idade. Este trabalho tem a finalidade apresentar uma plataforma digital gratuita de fácil acesso para facilitar a disseminação de conteúdo de tecnologia para os idosos que sofrem de exclusão digital. Durante este estudo é mostrada a importância da gerontologia no estudo do estilo de vida da terceira idade, assim como o ramo da gerontologia, o educacional, pode ser utilizado para formação de conteúdo voltado para o idoso, especialmente para ensino a distância. Neste estudo também são descritos o que são ambientes virtuais de aprendizagem, sua definição e aplicações para o benefício da educação a distância. Neste estudo também são detalhadas ferramentas utilizadas para o ensino a distância e como o uso delas beneficia o aprendizado do aluno e sua importância no ensino a distância. Neste estudo também será apresenta a ferramenta proposta EducaTec – Terceira Idade. Uma plataforma de ensino a distância voltada ao ensino do idoso com dificuldades em assimilar conteúdos de informática básica e tecnologias, trazendo um método simples e de fácil compreensão, um website com usuários cadastrados, vídeo aulas e métodos de avaliação interativos. No decorrer deste estudo também é abordada uma proposta de validação desta ferramenta, para que sejam pontuadas suas vantagens, desvantagens e possíveis correções. Por fim conclui se o uso de plataformas e ferramentas de educação a distância, desde que sejam utilizadas de forma correta e respeitando o tipo de público no caso a terceira idade, podem ser extremamente benéficas para o idoso, não só no âmbito profissional e intelectual, como no pessoal, gerando interação e conhecimento de forma interativa.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão